mcnadvogadosbh.com.br | 13° salário do INSS vai ser liberado em fevereiro?
Confira se o 13° salário do INSS vai ser liberado em fevereiro devido a pandemia do novo coronavírus.
15044
post-template-default,single,single-post,postid-15044,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2,vc_responsive

13° salário do INSS vai ser liberado em fevereiro?

13° salário do INSS vai ser liberado em fevereiro?

09:00 04 março in Sem categoria
0 Comments

Desde o início de janeiro, o Governo Federal vem estudando medidas para amenizar os impactos da pandemia, sendo uma delas o saque emergencial do FGTS bem como o adiantamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS.

No começo, cogitou-se antecipar o pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS ainda no mês de fevereiro. Porém há poucas chances da medida ser autorizada este mês.

Para que o adiantamento pudesse ser liberado, seria preciso que o Congresso Nacional aprovasse o Orçamento Federal deste ano. Até que o orçamento não esteja aprovado, o Governo Federal fica com seus gastos limitados, o que inviabiliza o pagamento de adiantamento.

Além disso, a folha de pagamentos relativos ao mês de fevereiro e que será pago em março já está sendo impressa e nela não constam qualquer valor relativo à antecipação do 13º salário. Precisamente por causa disso a providência deve ficar para ser liberada somente em Abril, tendo sua divulgação oficializada ainda no mês de março assim que o Congresso autorizar o Orçamento deste ano.

Saque Emergencial do FGTS

Outra providência que pode ser viabilizada ainda este ano é o saque emergencial do FGTS. Na realidade, a medida vem sendo discutida desde o fim do ano passado. Membros da equipe econômica afirmaram que existe oportunidade de recursos no FGTS para garantir uma nova rodada de retiradas e que a medida não comprometeria a sustentabilidade do fundo.

O saque emergencial foi liberado em abril de 2020 para que cada trabalhador tivesse a chance de fazer a retirada de até R $1.045 (um salário mínimo) das contas do FGTS. A iniciativa injetou R $30,1 bilhões na economia brasileira.

Vale lembrar que o objetivo era injetar R$ 38 bilhões, porém, de acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de R $7,9 bilhões não foram resgatados e o dinheiro voltou para o fundo dos correntistas.

Para este ano também não há definição sobre o formato, bem como os valores a serem liberados, entretanto, se a mesma regra for seguida, a medida liberará o saque de R $1.100,00 ou seja, um salário mínimo em 2021.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário ou converse com a nossa equipe sem compromisso através do WhatsApp.

Avatar

admin

contato@mcnadvogadosbh.com.br